Reaplicação do Enem 2024 começa hoje em todo o país

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será reaplicado na terça-feira (10/12) e quarta-feira (11/12), com foco nos candidatos que enfrentaram dificuldades logísticas ou estavam doentes. Essas novas provas terão início às 13h30, após a abertura dos portões às 12h e seu fechamento às 13h (horário de Brasília). O exame cobrirá as áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e ciências humanas e suas tecnologias.

Foto: José Cruz/ Agência BrasilEstudantes, escola, enem, alunos

Estudantes, escola, enem, alunos

Os participantes terão até às 19h para concluir as provas no tempo regular. Aqueles que solicitaram e foram aprovados para tempo adicional terão uma hora a mais para finalizar o exame. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 10.219 pedidos de reaplicação para o Enem 2024, dos quais 1.023 foram aprovados.

No dia seguinte, será realizada a segunda prova, abordando ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com término às 18h30. Em paralelo, o Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024 será aplicado a 97.016 inscritos, distribuídos por 785 municípios em todos os estados e no Distrito Federal.

O Enem, criado em 1998, é um exame crucial para avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e também serve como principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados podem ser usados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e em instituições de ensino superior privadas ou de países lusófonos com acordos com o Brasil. Candidatos que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros para fins de autoavaliação.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *