Senador Ciro Nogueira convida Gil Paraibano para disputar vaga de deputado federal em 2026
O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, convidou o ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (PP), para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A articulação faz parte da estratégia da sigla de fortalecer a chapa proporcional no próximo pleito, contando com nomes no interior do Piauí.
O GP1 apurou que a decisão ainda não está 100% confirmada, mas a conversa está avançada e o partido trabalha para deixar Gil confortável em relação ao projeto. A avaliação interna é de que a candidatura do ex-prefeito, com histórico político em Picos, contribuiria para o crescimento da legenda e para o fortalecimento do grupo de oposição no Estado.
Aliados de Rafael Fonteles não terão espaço no PP
O presidente estadual do Progressistas no Piauí, ex-prefeito Joel Rodrigues, afirmou que o partido não pretende abrir diálogo com integrantes da base do governador Rafael Fonteles (PT) que demonstrem interesse em se filiar ao PP para disputar as eleições de 2026. Segundo o dirigente, quem atualmente está alinhado ao governo estadual não terá espaço dentro da legenda.
De acordo com Joel, o Progressistas está concentrando esforços na atração de lideranças que não integram a base governista. A prioridade será dada a ex-prefeitos, gestores que encerrarão seus mandatos, vereadors do partido, líderes religiosos e representantes políticos de diferentes regiões do estado.
“Alguém que está na base do governo não poderá participar desse processo aqui, como já foi motivo de afastamento ou de liberação de outros parlamentares. Eu acho que é um critério que ficou estabelecido: quem está na base, quem está na sombra, não pode disputar com quem está no sol. Esses que estão nessa linha de apoio, dentro dessa estrutura, não haverá diálogo. Nós estamos focando em ex-prefeitos, prefeitos que vão deixar mandatos para participar do processo, líderes religiosos também, vereadores de Teresina e líderes das várias regiões do Piauí, tanto para a composição da Assembleia quanto para os candidatos que vão disputar vaga para a Alepi e para a Câmara Federal”, disse Joel Rodrigues.