Silvio Mendes divulga mudanças no trânsito de Teresina para 2025; veja lista
O prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) divulgou uma série de providências que serão tomadas para melhoria do trânsito de Teresina em 2025. As medidas foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (16) na sede do União Brasil, zona Leste de Teresina.
A partir do próximo ano, as faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para motos e táxis, ocupados ou não. Para os motoristas de aplicativo a liberação só será aplicada após a regulamentação aprovada pela Câmara de Vereadores. Os demais carros poderão ocupar as faixas dos ônibus após passarem pela rua antes da conversão.
Outra mudança será a não aplicação de multa no período de 23h até às 5h da manhã nos cruzamentos das ruas sinalizadas que ficarão piscando com o sinal no amarelo. A velocidade permitida será observada.
A assessoria comunicou que nesta terça-feira (17) haverá uma reunião com as empresas de ônibus para negociar a volta da prestação de serviços à população. As ações devem entrar em vigor a partir do dia 2 de fevereiro. Confira abaixo as outras medidas.
- As faixas dos ciclistas serão exclusivas até as 21 horas, quando será permitido o estacionamento de carros.
- Será providenciada nova licitação para as 590 paradas de ônibus
- Será licitada placas com os endereços das ruas e avenidas
- Serão instaladas sinalizações “onda verde”, facilitando o fluxo de veículos mais rápido
- Serão instaladas 489 câmeras de trânsito, melhorando a segurança pública. Essas câmeras poderão regular o tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos
- A Prefeitura de Teresina buscará trabalhar com as instituições (Policia Federal, Policia Rodoviária Federal, Policias Militar e Civil) para ações preventivas e de repressão aos crimes
- Em caso de acidentes, ligar para STRANS quando não tiver lesões corporais (118), para a Delegacia de Acidentes e SAMU (192) quando tiver vítimas
A informação divulgada pela equipe é que até outubro deste ano, ocorreram 3.013 acidentes de trânsito na capital com danos materiais, 870 pessoas foram vítimas com 46 mortes registradas.
cidade verde