Sílvio Mendes é eleito prefeito de Teresina e retorna ao Palácio da Cidade após 14 anos

Sílvio Mendes (União Brasil) foi eleito prefeito de Teresina com 52,19% dos votos. Desde o início da apuração na tarde deste domingo (6), Sílvio Mendes permaneceu na primeira colocação, em alguns momentos oscilando para menos de 50%, o que poderia levar a disputa ao segundo turno. Pouco depois das 18h30, as urnas já passavam de 70% apuradas, e indicavam uma estabilidade no percentual de 52% dos votos, e já sinalizava a vitória. A partir daí, apoiadores começaram a chegar à frente do comitê para celebrar a vitória.

Com o resultado oficializado, os apoiadores se concentraram na frente da casa de Sílvio. Aguardado pelos apoiadores, ele saiu e fez um discurso na frente frente do comitê, na zona Leste de Teresina. Ele disse que foi a eleição mais difícil e agressiva que participou.  Mas, que não tem mágoa.

“Foi a eleição mais dura, difícil, agressiva, todas as armas foram usadas de forma maldosa e os institutos de pesquisas estão desmoralizados pelos teresinenses, foram eles que disseram e estou só repetindo. (…) As coisas ruins só merecem o esquecimento, agora só fazer o que o coração manda com razão”, afirmou o prefeito eleito.

Ele disse que vai procurar o atual prefeito, Dr. Pessoa, para começar a transição.

“Não tenho muita proximidade, mas tenho muito respeito por ele e amanhã vou ligar pedindo para ter uma reunião e saber qual a cidade que vamos receber”, destacou Sílvio Mendes, que disse que ganhar no primeiro turno tem a vantagem de ter mais tempo para a transição.

Os apoiadores usavam bandeiras do partido e entoavam palavras de ordem como “Vitória”.

Ele fez um discurso e cantou o hino de Teresina ao final.

Discursaram ainda o vice prefeito eleito Jeová Alencar, a filha de Firmino Filho e o presidente do Progressistas, Joel Rodrigues.

Em seguida, o prefeito eleito cantou o hino de Teresina e conclui o discurso. Ele saiu em um carro e foi até o encontro do senador Ciro Nogueira (PP).

Resultado das eleições

Com 52,19% dos votos, Sílvio Mendes conseguiu faturar a eleição em primeiro turno. O segundo colocado foi o deputado estadual Fábio Novo (PT), que teve 43,26%. Ele reconheceu a derrota e disse que telefonou a Sílvio Mendes parabenizando pela vitória. Em terceiro lugar, ficou o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, com 2,2%, fazendo dele o primeiro prefeito de Teresina que, sendo eleito, não conseguiu a reeleição.

Resultado com 100% das urnas apuradas:

  • Sílvio Mendes (União Brasil) – 52,19% – 239.848 votos
  • Fábio Novo (PT) – 43,26% – 198.794 votos
  • Dr. Pessoa (PRD) – 2,20% – 10.131 votos
  • Professor Tonny (NOVO) – 1,34% – 6.169 votos
  • Francinaldo Leão (PSOL) – 0,51% – 2.350 votos
  • Santiago Belizário (UP) – 0,19% – 860 votos
  • Geraldo Carvalho (PSTU) – 0,14% – 643 votos
  • Lourdes Melo (PCO) – 0,12% – 535 votos
  • Telsirio Alencar (MOB) – 0,05% – 214 votos

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Após 14 anos, Sílvio Mendes retorna ao Palácio da Cidade

Um dos prefeitos mais bem avaliados em Teresina, o médico Silvio Mendes de Oliveira Filho, 75 anos, retorna ao Palácio da Cidade, sede do poder municipal, após 14 anos desde a sua reeleição. Com 90,18% das urnas apuradas, Sílvio do União Brasil foi considerado matematicamente eleito com 215.392 votos, com um percentual de 52,37%

Correligionários de Silvio Mendes (União Brasil) se reuniram no final da tarde deste domingo (6) para acompanhar a apuração dos votos nas eleições municipais em Teresina em frente ao comitê da campanha, que fica no bairro Joquei, zona Leste de Teresina.

Em frente ao comitê foi colocado um telão, onde foi acompanhada a transmissão da TV Cidade Verde com a cobertura da apuração em tempo real. Silvio Mendes acompanhou a apuração em casa, que fica a poucos metros do comitê, com a família, e deverá se dirigir aos apoiadores para fazer um pronunciamento.

Veja trajetória de Sílvio Mendes: 

Sílvio Mendes nasceu em Campo Maior e cursou medicina na Universidade Federal de Pernambuco e se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo.

Ele foi secretário Municipal de Saúde por 12 anos nos governos de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho.

A convite de Firmino Filho, Sílvio se candidatou à prefeitura de Teresina sendo eleito e reeleito entre 2004 a 2010, quando deixou o cargo com uma aprovação de 92% dos teresinenses.
Foi presidente da Associação Piauiense de Medicina, foi médico do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do Ministério da Saúde. Sílvio Mendes também foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde por dois mandatos.

A campanha priorizou o corpo a corpo em atividades de rua, rede social e debates nas emissoras de televisão. No horário eleitoral e nos confrontos nas TVs fez críticas ao adversário Fábio Novo. Por ser médico, o foco da campanha foi a saúde, prometendo a recuperação de unidades de pronto atendimento e ampliação no HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

Sílvio conta com o apoio do Progressistas, do ex-ministro Ciro Nogueira,  atual senador da República e com o partido Republicanos.

Seu vice é o deputado estadual, Jeová Alencar, do Republicano, um dos políticos mais bem votado em Teresina.

Sílvio é um tucano raiz, já se filiou ao Progressistas, hoje está no União Brasil e fez uma campanha descolada das forças bolsonaristas. Ele já disputou três eleições para o governo do estado, dois como candidato a governador e um como vice em 2014 de Zé Filho (MDB). Na eleição deste ano conseguiu ser vitorioso e promete fazer uma gestão participativa e de reconstrução da cidade.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *