Simepi defende gratificação para médicos atuarem no interior do Piauí

Durante o Jornal do Piauí desta quinta-feira (12), a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado (Simepi) defendeu uma série de ações para incentivar a fixação dos profissionais da medicina em cidades mais distantes da capital piauiense. Uma das sugestões apresentadas pela entidade foi a criação da Gratificação de Estímulo à Interiorização (GEI).

“O Simepi criou a carreira médica, para fixar o médico no serviço público e para termos bons médicos no serviço público de saúde. A gente observando sobre a fixação dos médicos nesses locais remotos do Piauí, nós mesmos propomos uma alteração na carreira médica, que cria a GEI, que só é dada para médicos que vão para os locais distantes da capital”, explica Lúcia Santos, presidente do Simepi.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A sindicalista aponta que a medida valeria apenas para médicos da rede estadual. “Com a GEI, o profissional não poderia ser transferido, de forma nenhuma, para nenhum outro local ou para a capital. Seria uma coisa bem determinada, a não ser que fosse por concurso público, algo parecido com o que acontece na carreira do judiciário”, complementou.

Por sua vez, o vice-presidente do Simepi, Samuel Rêgo, disse que a criação da GEI seria fundamental para organizar os serviços de saúde no interior. “Nós como entidade médica somos quem mais entendemos disso, estamos tentando organizar esse sistema para que ele funcione de forma adequada. Temos às vezes interferência de outras instituições que são alheias à medicina e isso muitas vezes tem prejudicado a categoria”, disse.

“Há uma hierarquização, uma estruturação da forma como a saúde deve funcionar e nós como entidade médica somos quem mais entendemos disso, estamos tentando organizar esse sistema para que ele funcione de forma adequada. Dentro de todo esse contexto, temos às vezes interferência de outras instituições que são alheias a medicina e isso muitas vezes prejudica a categoria”, afirma.

Já o diretor do Simepi, Renato Leal, ressaltou que a implementação da GEI deve ser associada a outras medidas, como a realização de concurso público para que os médicos ocupem os postos de serviço nas cidades do interior do estado. “É a melhor forma de colocar profissionais na saúde, porque você seleciona os melhores profissionais que vão atuar atendendo a população”, conclui.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *