Sindicato dos Correios do Piauí realiza assembleia nesta quinta-feira e avalia possibilidade de greve
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí realiza na quinta-feira (15) uma assembleia para decidir se acompanha o movimento de alguns estados do Brasil sobre a greve. Ao Cidadeverde.com o presidente Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Piauí, Edilson Rodrigues, afirmou que atualmente a principal reivindicação da categoria está no aumento dos valores do plano de saúde.
“Um dos pilares que a aflige a nossa categoria foi o plano de saúde. Ele está muito caro em relação a questões salariais com alto custo, quanto mais dependente tem mais paga e, além disso, o plano tem os descontos em cima da remuneração onde engloba todas as gratificações. Além disso, em cima de hora extra, finais de semana, feriados, incide e aí praticamente é um dos pilares. Pedimos também 10% de reposição salarial pelas perdas dos últimos 6 anos”, afirma.
De acordo com Edilson Rodrigues, apenas os funcionários do alto escalão possuem um teto de incidência do plano de saúde e a reivindicação é que isso também seja aplicado a outros trabalhadores. Outra situação apontada pelo sindicato do Piauí é o déficit de funcionários. De acordo com o sindicato, atualmente, o estado possui em torno de 1.200 trabalhadores, com atuação de 638 carteiros. A expectativa é que seja realizado um concurso público no estado para ampliar o número de carteiros.
“No Piauí temos um déficit em torno de 150 carteiros. Precisamos de um concurso público geral para efetivação de trabalhadores, estão saindo e não está tendo reposição”, finaliza.
A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios afirma que as reivindicações da categoria são: redução do custeio do plano de saúde, reajuste salarial imediato e linear, melhorias nos benefícios, reajuste das funções de motorizados e a realização urgente de um concurso público
cidade verde