STF pode antecipar julgamento de Bolsonaro após sanções dos EUA a Moraes, diz jornal
Após o presidente dos Estados Unidos sancionar o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal avalia antecipar o julgamento de Jair Bolsonaro no caso da suposta tentativa de golpe de Estado.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o julgamento pode ser concluído até o fim do mês de agosto, assim, o órgão não deve ceder as medida de Donald Trump, classificadas pelos ministros como “chantagem”. O STF não confirmou a informação formalmente.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A defesa de Jair Bolsonaro tem até dia 13 de agosto para apresentar as alegações finais, com isso, o julgamento deve acontecer entre os dias 20 e 29 do mesmo mês. O ex-presidente já cumpre medidas cautelares, a exemplo do uso de tornozeleira eletrônica.
Anteriormente os ministros planejavam evitar a conclusão do julgamento antes de 7 de setembro, temendo possíveis manifestações, contudo, a sanção imposta pelos Estados Unidos a Moraes por meio da Lei Magnitsky e a resposta das forças de segurança do Distrito Federal, que dispersaram apoiadores de Bolsonaro da Praça dos Três Poderes na semana passada, alteraram o cenário.