Taça das Favelas Piauí começa com 32 seleções neste fim de semana
A segunda edição da Taça das Favelas Piauí começa neste fim de semana com jogos realizados na Arena Planalto Uruguai, Zona Leste de Teresina. O torneio, promovido pela Central Única das Favelas (CUFA), acontece ao longo do mês de agosto, mês em que Teresina celebra 173 anos, e reúne 32 seleções masculinas, da capital e do interior do estado.
Pela primeira vez, municípios como Nazária, Demerval Lobão, União, Água Branca, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil e Bom Jesus participam da competição. Em algumas dessas cidades, também haverá seleções femininas em campo, reforçando o processo de interiorização do campeonato.
“Nossa equipe está preparada e organizada para receber todas essas delegações, as pessoas sempre nos procuram em busca de doação de alimentos, pois o combate à fome é uma das nossas atuações, mas com a Taça conseguimos bem mais, estamos fortalecendo sonhos de vitória na vida desses meninos e meninas, abrindo oportunidades para a profissionalização desses jovens, ajudando a revelar talentos e a diminuir o estigma que muitas veze recai sobre as favelas e periferias do nosso Estado, pois agora nossa juventude aparece nas páginas de Esporte, em colunas sociais e não mais em programas policiais”, comenta Valciãn Calixto, presidente da Ong.
Os jogos femininos começam no dia 16 de agosto, e a grande final da Taça será realizada no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, no dia 30 de agosto. Após o encerramento do campeonato estadual, será convocada a seleção piauiense que disputará a fase nacional da Taça das Favelas Brasil, conhecida como “Favelão”, em outubro, em São Paulo.
“Estaremos de olho nos jogos para montar uma seleção forte. Queremos representar bem o Piauí e dar visibilidade aos talentos das nossas comunidades”, explicou Nei Pereira, diretor de Logística da CUFA e coordenador do campeonato.
A rodada de abertura contará com 16 jogos distribuídos entre sábado (2) e domingo (3), com confrontos entre bairros e comunidades de Teresina e do interior. As partidas vão das 8h às 19h, com entrada gratuita ao público.
Confira a ordem dos confrontos
Confrontos – 02 de Agosto
- Jogo 01 – 8h
Planalto Uruguai x Primavera
- Jogo 02 – 9h
Porto do Centro x Satélite
- Jogo 03 – 10h
Vila Samaritana x Nazária
- Jogo 04 – 11h
Cabral x Água Branca
- Jogo 05 – 16h
Monsenhor Gil x Promorar
- Jogo 06 – 17h
União Davi Caldas x Vila Meio Norte
- Jogo 07 – 18h
Risoleta Neves x Usina Santana
- Jogo 08 – 19h
Santa Fé x Santa Maria da Codipi
Confrontos – 03 de Agosto
- Jogo 09 – 8h
Madre Teresa x Lagoa do Piauí
- Jogo 10 – 9h
Parque Brasil x Bom Jesus
- Jogo 11 – 10h
Alto da Ressurreição x Vila Padre Eduardo
- Jogo 12 – 11h
Vila Nova Esperança x Cerâmica Cil
- Jogo 13 – 16h
Tapuia x Vila Irmã Dulce
- Jogo 14 – 17h
Nova Brasília x Anita Ferraz
- Jogo 15 – 18h
Vila Ferroviária x Demerval Lobão
- Jogo 16 – 19h
Nova Teresina x União Monte Castelo
cidadeverde