Tarifas de Trump podem reduzir preço de alimentos no Brasil, diz Wellington Dias
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), afirmou que o aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode provocar uma queda temporária no preço dos alimentos no Brasil. A declaração foi feita durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Ao comentar os impactos da taxação de 50% anunciada pelo governo norte-americano sobre itens como laranja, café e carnes, Dias pontuou que os produtos tendem a ser redirecionados ao mercado interno, aumentando a oferta e pressionando os preços para baixo. Apesar do possível alívio no curto prazo para o consumidor, o ministro alertou que a medida pode trazer prejuízos à produção nacional.
“As tarifas podem, sim, ter alguma influência momentânea [baixando a inflação dos alimentos]. Temos de proteger o produtor. Caso contrário, desestimularíamos a produção. Nesse caso, precisamos ter equilíbrio”, disse o ministro Wellington Dias.
Segundo o ministro, o governo trabalha para compensar os impactos negativos por meio da abertura de novos mercados internacionais, em parceria com a ApexBrasil e outros ministérios envolvidos na política de comércio exterior. Wellington Dias também criticou diretamente o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que a decisão de aumentar as tarifas não tem relação com fundamentos econômicos ou comerciais.