Teremos 54 dos 81 senadores para impeachment de Alexandre de Moraes, diz Flávio Bolsonaro
O senador Flávio Bolsonaro afirmou, em entrevista nesta quarta-feira (09/10), que acredita que a direita terá controle de 54 dos 81 senadores até 2027, número suficiente para aprovar o impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Flávio declarou que o objetivo é afastar o ministro Alexandre de Moraes, criticando o que chama de “maluquices” do magistrado. Segundo ele, o impeachment seria “o último remédio amargo” para resolver a situação. As informações são do Metrópoles.
O senador explicou que, em suas contas, junto com análises de outros especialistas, é possível atingir esse número de senadores já na próxima legislatura. Ele ainda comentou que o Supremo não conseguiu conter as ações de Moraes, que, em sua visão, está agindo de maneira excessiva. Para Flávio, o quórum necessário para o impeachment de um ministro do STF é o mais alto em votações no Senado, superando até o número mínimo para a aprovação de emendas constitucionais.
Atualmente, cabe ao presidente do Senado dar início ao processo de afastamento de um ministro do STF. O cargo é ocupado por Rodrigo Pacheco, que já rejeitou pelo menos dois pedidos de impeachment contra Moraes. O mais recente foi apresentado por Flávio e outros senadores aliados no mês passado, enquanto outro foi solicitado em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na ocasião, Bolsonaro também havia prometido pedir o afastamento do ministro Luís Roberto Barroso, mas acabou recuando da decisão. Essas ações refletem o descontentamento de parte do grupo bolsonarista com alguns ministros do Supremo.
180