Teresina e Sul do Piauí estão em alerta para possibilidade de chuvas; confira
Teresina e as mesorregiões Sudeste, Sudoeste e parte da Centro-Norte do Piauí estão em alerta para a possibilidade de chuvas até o dia 21 de outubro. O aviso foi emitido pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE) da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI).
De acordo com o modelo de previsão meteorológica, as condições favoráveis para a entrada de umidade devem ser mais frequentes entre os dias 16 e 20 de outubro.
“Essa umidade, ao interagir com a atmosfera quente e seca registrada nos últimos dias no estado do Piauí, cria um ambiente propício para a formação de nuvens carregadas, com potencial para provocar ventanias, chuvas intensas e, em alguns casos isolados, queda de granizo”, destacou a Semarh no alerta.
A climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento, Sara Cardoso, ressaltou que, em Teresina, a previsão já indica chuviscos isolados a partir de amanhã.
“Como há a formação de um cavado, que é uma área de baixa pressão que vai interagir com uma área de alta pressão, mais no limite entre o Centro-Norte com o Sudoeste, abrangendo também Teresina, já há possibilidade de chuviscos isolados amanhã, no território de Teresina e na parte Centro-Norte”, informou a climatologista.
No Sul do estado, o padrão de chuvas deverá se repetir durante três dias, principalmente no final da tarde.
“Nós observamos desde a semana passada a possibilidade de chuvas mais regulares para esta semana, com um acumulado de até 50 mm em um período de sete dias. No Sul do estado, essa chuva ocorrerá devido a dois sistemas meteorológicos, e será regular, ou seja, seguirá o mesmo padrão por até três dias. A partir de amanhã, já veremos essas chuvas no sudoeste piauiense, geralmente no final da tarde”, explicou Sara Cardoso.
Recomendações
Em caso de chuvas intensas com rajadas de vento e risco de queda de raios, a população deve seguir as seguintes recomendações:
- Não se abrigue debaixo de árvores;
- Não estacione veículos próximos a torres de TV, árvores ou outdoors;
- Em áreas urbanizadas, fique atento a pontos de alagamento que podem ser ativados em condições de chuvas;
- Evite atravessar ruas alagadas e procure abrigo em locais seguros;
- Se estiver em casa, evite o uso de aparelhos eletrônicos conectados diretamente na tomada.
CIDADE VERDE