TJ-PI disponibiliza nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita; confira como solicitar
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) promoverá a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) entre os dias 21 e 25 de outubro.
A iniciativa, realizada pelo Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco por meio do Programa Justo Acesso, acontecerá no Palácio da Justiça e no Fórum Cível e Criminal. A emissão da primeira via do documento é gratuita.
Os atendimentos ocorrerão na sala da Assessoria Militar, no térreo do Palácio da Justiça, e na Unidade de Acessibilidade e Inclusão, no Fórum Cível e Criminal Joaquim de Souza Neto, das 8h às 12h30.
A nova Carteira é destinada a servidores e ao público em geral, sendo que a segunda via custará R$ 22,60. Desde sua implementação, em 7 de agosto de 2023, cerca de 20% da população piauiense já adquiriu a nova identidade, totalizando aproximadamente 650 mil documentos emitidos.
O Piauí é o primeiro estado do Brasil a alcançar esse percentual, segundo dados do Ministério da Justiça. Entre janeiro e junho de 2024, mais de 338 mil carteiras de identidade foram emitidas, refletindo um aumento de 86% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Confira solicitar e documentos necessários
Para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional, os interessados devem apresentar os seguintes documentos obrigatórios:
Certidão de Nascimento ou Casamento (atualizada e com selo de verificação);
Comprovante de residência;
CPF.
Documentos opcionais que podem facilitar o processo incluem: NIT/PIS/PASEP, CNH, título de eleitor, tipo sanguíneo, carteira profissional, certificado de reservista (para homens) e cartão do SUS. Pessoas com deficiência devem apresentar um laudo médico.
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