Transnordestina começa a transportar grãos do Piauí para o Ceará; saiba como vai funcionar!

ferrovia Transnordestina deverá iniciar o transporte de mercadorias em fase de testes entre o Piauí e o Ceará a partir de outubro de 2025, segundo o presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), Tufi Daher Filho. A informação foi confirmada durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a um trecho concluído da ferrovia em Missão Velha, no Cariri cearense, na última sexta-feira (18).

Testes com grãos até o fim do ano

“Em outubro ou novembro deste ano, quero que o senhor (Lula) volte aqui. Teremos eventos espetaculares: vamos trazer grãos lá do Piauí e descarregar em Iguatu. Assinei essa semana os contratos de superestrutura, trilhos e dormentes”, afirmou Tufi Daher, revelando os próximos passos da obra.

Avanço das obras sem mais interrupções

O presidente da TLSA explicou que a ferrovia ainda está na etapa de infraestrutura, e que a montagem dos lotes 4 e 5 terá início em outubro. A expectativa, segundo ele, é de que os trabalhos sigam sem novas paralisações, avançando em trechos de 100 km por vez.

Integração regional e potencial logístico

O traçado da Transnordestina vai ligar o Terminal Intermodal de Cargas de Bela Vista do Piauí à cidade de Iguatu, no Ceará, cruzando também o interior de Pernambuco. A ferrovia será fundamental para escoar grãos como soja, milho e farelo, além de calcário, impulsionando a economia agrícola da região.

Obra estratégica para o Nordeste

Considerada uma das obras mais estratégicas para o desenvolvimento do Nordeste, a Transnordestina promete fortalecer a logística de exportação e reduzir o custo de transporte para produtores do interior.

Fonte: Meio News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *