Transnordestina e escoamento de minério no Norte do Piauí serão prioridades no empréstimo, diz Dr. Vinicius
O pedido de empréstimo de R$ 2,5 bilhões encaminhado pelo governador para a Assembleia Legislativa do Piauí deverá ter como prioridade dois eixos de produção no Norte e no Sul do estado. A informação foi confirmada pelo líder de governo no parlamento, Dr. Vinicius Nascimento (PT).
Os deputados iniciam nesta terça-feira a apreciação do projeto de lei bilionário. De acordo com o deputado, a ferrovia Transnordestina e o vetor Norte do Piauí, para escoamento do minério de Piripiri, serão priorizados na aplicação dos recursos.
O pedido de autorização para contratar o empréstimo de R$ 2,5 bilhões foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí na última semana. A mensagem foi lida na última semana e será apreciada nas comissões da Casa, antes de ir à votação no plenário. Pelo texto, o governo vai investir o recurso nas áreas de infraestrutura de transportes (rodovias e outros modais), mobilidade urbana, obras de urbanização e outras ações.
O parlamentar explicou como será a aplicação do dinheiro.
“Estamos discutindo agora como é que conseguimos fortalecer essa transição dos mineiros de Piripiri ao Porto, então tudo isso a gente tem que pensar sempre a longo prazo. Então toda essa parte de uma mobilidade, da Transnordestina, que é um recurso federal, mas precisa também naquela região por onde ela vai passar. Então tudo isso está sendo pensado e colocado dentro desse novo bloco de investimentos de recursos bancários, para que o estado não pare o desenvolvimento”, concluiu.
cidade verde