TRE mantém sentença que desaprovou as contas do PSD

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve, por unanimidade, a decisão que desaprovou as contas do Partido Social Democrático (PSD) de Simplício Mendes, referentes às eleições municipais de 2024. O julgamento ocorreu nesta segunda-feira (6), por videoconferência, com voto favorável ao parecer do procurador regional eleitoral, Alexandre Assunção e Silva.

A decisão confirma a sentença do juiz Francisco Valdo Rocha dos Reis, da 37ª Zona Eleitoral. A análise técnica apontou irregularidades graves nas contas do diretório municipal do partido, como falsidade na declaração de ausência de movimentação financeira, omissão de comprovantes de despesas e movimentações bancárias não esclarecidas.

Mesmo após ser notificado, o partido não apresentou defesa. O Ministério Público Eleitoral também opinou pela desaprovação.

O relator, juiz federal Gustavo André Oliveira dos Santos, afirmou que o PSD atribuiu as falhas a erro do contador por inexperiência, mas destacou que a responsabilidade pelas contas é da própria agremiação.

cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *