Tremor de terra de magnitude 3,4 é registrado no interior de São Paulo

Um tremor de terra de magnitude 3,4 foi registrado na madrugada dessa quarta-feira (16) no município de Itajobi, interior de São Paulo, localizado a cerca de 400 km da capital. O sismo, que ocorreu por volta das 4h14, também foi sentido em cidades vizinhas como Catanduva, Pindorama e Marapoama.

O abalo sísmico foi detectado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o Centro de Sismologia da USP, por meio da plataforma “Sentiu aí?”, moradores relataram diferentes intensidades do tremor, desde um “barulho muito forte” até camas e paredes que balançaram.

Em Catanduva, um dos relatos descreve um “estrondo abafado” seguido pela percepção de que se tratava de um tremor generalizado. Já em Pindorama, moradores disseram ter acordado com o som de portas batendo e objetos se movendo.

De acordo com a RSBR, tremores de baixa magnitude como esse são considerados leves e, em geral, não causam danos estruturais. “Esses sismos são de origem natural e ocorrem devido à liberação de tensões acumuladas na crosta terrestre”, informou a rede. O último registro semelhante em São Paulo havia ocorrido em 6 de março, em Pirangi, com magnitude 2,0 mR.

A medição da magnitude é feita por métodos modernos, como a escala de momento sísmico, que avalia deslocamento e força do evento. Já os impactos percebidos pela população são analisados com base na Escala Mercalli Modificada, que considera relatos e possíveis efeitos nos ambientes atingidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *