Trump anuncia tarifas a Canadá, México e China para combater entrada de fentanil nos EUA
Nesta quinta-feira (27/2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou sua conta na Truth Social para reiterar a imposição de tarifas ao Canadá, México e China, a partir de 4 de março. Ele justificou a medida alegando o alto volume de drogas que entram nos EUA, segundo ele, provenientes desses países.
Drogas ainda estão chegando ao nosso país vindas do México e do Canadá em níveis muito altos e inaceitáveis. Uma grande porcentagem dessas drogas, muitas delas na forma de fentanil, são feitas e fornecidas pela China.
Comentou Trump em um post em rede social.
Reafirmando a necessidade das tarifas, o presidente destacou que:
Não podemos permitir que esse flagelo continue a prejudicar os EUA; portanto, até que pare ou seja seriamente limitado, as tarifas propostas programadas para 4 de março entrarão em vigor, conforme programado. Da mesma forma, da China será cobrada uma tarifa adicional de 10% nesta data.
Trump também reforçou que a data da Tarifa Recíproca de 2 de abril permanecerá em pleno vigor e efeito.
Em resposta, o governo chinês argumentou que a justificativa norte-americana, baseada em questões como o comércio de drogas, especialmente o fentanil, não é suficiente para validar a aplicação das tarifas.
meio norte