Uespi: Reforma da quadra poliesportiva e biblioteca central vão modernizar Campus Torquato Neto
O Campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí, localizado em Teresina, está passando por melhorias significativas em sua infraestrutura. Atualmente, estão em andamento a reforma da cobertura da quadra poliesportiva e a construção da sede da Biblioteca Central, sob a coordenação do Departamento de Engenharia e Arquitetura (Deng). Essas intervenções visam proporcionar mais conforto e modernização tanto para os acadêmicos quanto para a comunidade em geral. As informações são do Governo do Piauí.
A reforma da cobertura da quadra poliesportiva recebe investimento de R$ 85.981,78 e já tem 20,60% dos trabalhos realizados. Thallyta Lopes, diretora do Departamento de Engenharia e Arquitetura, detalha os serviços em execução. “Estamos removendo a parte danificada e substituindo a telha e a estrutura metálica”, explica a gestora.
Ela acrescenta que a obra foi dividida em processos separados, o que trará grandes benefícios para quem utiliza esses espaços dentro da universidade. “A administração pediu, primeiramente, a cobertura. Com esse novo processo agora, vamos contemplar tudo”, diz Thallyta Lopes.
Além disso, Thallyta Lopes fala das medidas de sustentabilidade adotadas na obra. “A reforma possui licença ambiental e um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, seguindo as legislações da Secretaria do Meio Ambiente”, acrescenta.
Biblioteca Central
Paralelamente, a construção da sede da Biblioteca Central no Campus Torquato Neto também avança, com um investimento de R$ 1.502.100 e progresso de 31,57%. A nova biblioteca está sendo projetada para oferecer acessibilidade aprimorada, como explica Thallyta Lopes. “A nova biblioteca contará com uma plataforma elevatória, proporcionando mais acessibilidade para os alunos e à comunidade. Terá também salas administrativas, laboratório e cabines de leitura”, completa a diretora.
Ela também destaca a escolha da plataforma elevatória em vez de um elevador tradicional. “Optamos pela plataforma elevatória por ser mais econômica e prática, atingindo uma altura menor e garantindo a segurança do usuário”, ressalta a diretora.
“Essas melhorias não apenas modernizarão a infraestrutura do campus, mas também trarão benefícios significativos para os acadêmicos, proporcionando ambientes mais confortáveis e acessíveis para estudo e prática esportiva. A acessibilidade aprimorada e as novas instalações garantirão que todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, possam usufruir plenamente das novas instalações, promovendo um ambiente inclusivo e acolhedor para toda a comunidade universitária”, finaliza Thallyta Lopes.