UFPI adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo e amplia oferta de cursos

Universidade Federal do Piauí (UFPI) formalizou, nesta sexta-feira (14), sua adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, uma iniciativa voltada à capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia, em Teresina, e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e da reitora da UFPI, Nadir Nogueira.

Com a assinatura do termo de cooperação entre o MDS e a UFPI, a universidade passa a oferecer cursos gratuitos de qualificação para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), promovendo inclusão social e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

Curso voltado para o setor de energia solar

Um dos cursos já confirmados é o de Montagem e Manutenção de Painéis Fotovoltaicos, voltado para capacitação na área de energia solar, setor em crescimento no Brasil. A expectativa é que centenas de profissionais sejam qualificados até o final de 2025.

Durante a solenidade, também foi realizada a aula inaugural da Jornada de Capacitação, direcionada aos beneficiários do CadÚnico.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Inclusão e empreendedorismo feminino

 A reitora Nadir Nogueira destacou a importância da parceria e do investimento em qualificação:

Temos de avançar de forma sustentável e inclusiva. O Acredita no Primeiro Passo trabalha a mobilidade das nossas famílias, permitindo que muitas saiam do CadÚnico para empreender. Em sua maioria, são mulheres que conduzem seus lares e terão a oportunidade de transformar suas vidas por meio da capacitação.

Investimento de R$ 7,3 milhões em qualificação

Ela também enfatizou a relevância da educação como ferramenta para a redução das desigualdades e ressaltou o investimento de R$ 7,3 milhões, destinado à qualificação profissional em diversas áreas do conhecimento. O montante viabiliza a atuação conjunta da UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Pesquisa, com os objetivos do desenvolvimento sustentável, incluindo a capacitação para o uso de energia limpa e o enfrentamento das mudanças climáticas.

” alt=”” aria-hidden=”true” />Foto: Raíssa Morais/MeioNewsFoto: Raíssa Morais/MeioNews

Foto: Raíssa Morais/MeioNews

Compromisso com a transformação social

Ao final do evento, a reitora celebrou a parceria com o governo federal e reforçou o compromisso da UFPI com a promoção do conhecimento e a transformação social:

“A universidade está pronta para ser parceira e protagonista junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e demais pastas. Só a educação é capaz de reduzir as desigualdades econômicas e sociais, e esse programa representa um avanço nesse sentido”, concluiu.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *