Urnas Eletrônicas 2024: Segurança, modernidade com voz sintetizada “Letícia”

No próximo dia 6 de outubro, mais de 570 mil urnas eletrônicas estarão prontas para receber os votos dos brasileiros no primeiro turno das eleições municipais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentará o modelo 2022 (UE2022), a mais recente inovação em tecnologia eleitoral. Com 219.998 unidades fabricadas desde maio do ano passado, este modelo substituirá as urnas de 2011, marcando a segunda maior remessa de urnas já adquiridas pela Justiça Eleitoral, atrás apenas do modelo UE2020, que contou com 224.999 unidades.

Os modelos 2022 e 2020, juntos, representarão 77% das urnas utilizadas nesta eleição, além dos aparelhos de 2013 e 2015, que também estarão em operação.

Foto: reprodução

A nova geração de urnas não apenas traz um design atualizado, mas também melhorias significativas na capacidade de processamento. Equipadas com processadores mais potentes, as urnas 2022 e 2020 são 18 vezes mais rápidas que o modelo de 2015. Além disso, contam com um perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e um mecanismo de criptografia avançado, utilizando o algoritmo E521 (EdDSA).

Um destaque importante desta nova fase é a inclusão do recurso de acessibilidade para eleitores com deficiência visual. A voz sintetizada “Letícia” orientará esses eleitores durante a votação. Para utilizar essa funcionalidade, basta que o eleitor informe sua deficiência aos mesários, que fornecerão fones de ouvido, garantindo autonomia e sigilo no voto.

As urnas eletrônicas são projetadas para uma vida útil de 10 anos, o que equivale a até seis eleições consecutivas. Após esse período, os equipamentos antigos serão descartados de forma ecológica. Atualmente, as urnas são produzidas na fábrica da Positivo Tecnologia, em Ilhéus, na Bahia, enquanto o software que opera os dispositivos é desenvolvido pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE. Veja vídeo:

Fonte: reprodução/ TSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *