Variação ‘inesperada’ na rede no Ceará pode ter causado o apagão, diz ONS

Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)declarou nesta terça-feira (15) que evidências até agora reunidas pelo órgão indicam que uma flutuação de frequência na rede elétrica do estado do Ceará pode ter sido a responsável pelo apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal. Só ficou de fora o estado de Roraima.,

“Na região do Ceará, nossas avaliações, dados e telemetria indicam que, por volta das 8h30, ocorreu uma variação de frequência descontrolada e inesperada. Isso nos leva a acreditar que essa região elétrica possa conter a causa principal ou a raiz de todos os fenômenos subsequentes”, explicou ele à TV Globo.

De acordo com Ciocchi, a flutuação de frequência se refere a uma perturbação entre a geração de energia e o consumo. Normalmente, a frequência deve estar próxima a 60 Hz, mas esse valor não foi observado na terça-feira. Ele afirmou ainda que a perturbação no Ceará pode ter impactado gradualmente diversos elementos do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“Quando uma perturbação de frequência ocorre, normalmente vários componentes entram em ação para causar essa variação abrupta e inesperada de frequência”, observou Ciocchi, declarando ainda que nesse sistema de transmissão, que envolve diversas linhas e subestações, interligando consumidores e geradores, essa perturbação se propaga, afetando gradualmente outros componentes e ampliando a área afetada.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *