Vaticano anuncia horários das fumaças que indicarão novo papa; confira!
Os horários das votações que marcarão o conclave foram anunciados nesta terça (6) pelo Vaticano. O momento mais simbólico da cerimônia ocorre por volta das 14h (horário de Brasília), quando a primeira fumaça deve sair da chaminé da Capela Sistina: preta, se ainda não houver consenso entre os cardeais; ou branca, caso o novo pontífice já tenha sido escolhido.
Votação
Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participam da eleição, que ocorre sob rígidas regras de sigilo absoluto. Para ser eleito, o candidato precisa alcançar ao menos dois terços dos votos — ou seja, 89 votos. O conclave será conduzido pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que substitui o decano Giovanni Battista Re, de 91 anos.
Cronograma
Nesta quarta-feira, o cronograma prevê apenas uma votação, às 14h, sendo improvável que já haja um resultado. Desde que o atual modelo de conclave foi adotado, nenhum papa foi eleito no primeiro dia de votação.
2º dia
A partir de quinta-feira, 8, os cardeais realizarão até quatro votações por dia. Segundo o Vaticano, os horários aproximados das sessões são: 5h30 e 7h pela manhã, e 12h30 e 14h no período da tarde, sempre no horário de Brasília. Fumaças poderão ser vistas após cada votação, indicando o andamento do processo.
Pausa
Caso não haja definição até o terceiro dia de conclave, o ritual será suspenso por 24 horas para oração e reflexão. A pausa serve como momento de avaliação e tentativa de construção de um consenso entre os cardeais eleitores.
(Com informações de Veja)