Governo Federal comprará leite em pó para fomentar o setor; entenda o por quê
Similarmente ao período do Café com Leite em 1931, em que o próprio Governo comprava o café para depois queima-lo a fim de aumentar o preço de mercado, algo parecido acontecerá com o leite em pó produzido por agricultores familiares, entretanto, o produto será destinado à pessoas em estado de insegurança alimentar obedecendo a demanda do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A medida foi anunciada nesta quarta-feira (16/08) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a compra será feita por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta onde o Governo Federal irá destinas 100 milhões de reais.
A compra do leite em pó diretamente é uma tentativa do Governo Federal de fomentar o comércio do setor que vem enfrentando dificuldades devido ao aumento das importações do produto por parte dos países integrantes do Mercosul. Além de proteger o setor produtivo nacional, o plano acrescentará no projeto de erradicação da fome no Brasil.
“O setor público faz a compra das organizações, cooperativas, associações de agricultores familiares que têm estoque e, a partir dali, pode-se comprar mais leite e elevar o preço. É uma demonstração de que os agricultores têm uma mão amiga do governo federal, que está agindo a seu favor”, explicou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
oito meia