Condutor embriagado se envolve em acidente e é preso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a prisão de três condutores, durante o final de semana, por embriaguez ao volante. Em uma das ocorrências, no município de Floriano, o motociclista se envolveu no último sábado (22) em um acidente com um automóvel e foi preso após constatar 0,75 mg/l de álcool presente no sangue.

As outras duas ocorrências ocorreram nas cidades de Valença e Cristino Castro. No município valenciano, na última sexta-feira (21), um homem de 30 anos foi flagrado conduzindo uma motocicleta sem habilitação e com sinais de embriaguez. O teste de etilômetro confirmou a ingestão de álcool, com índice de 0,47 mg/l. O condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Já em Cristino Castro, também no sábado (22), um homem de 67 anos foi flagrado dirigindo um carro de passeio em zigue-zague e na contramão de direção. O condutor não possuía habilitação e apresentava sinais de embriaguez. O teste de etilômetro acusou 0,86 mg/l de álcool no sangue. Ele foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil.

Somente em 2025, 21 pessoas já foram presas por esse crime no Piauí. Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool configura crime de trânsito, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A pena varia de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Além das penalidades previstas no CTB, o condutor flagrado dirigindo sob efeito de álcool também está sujeito a sanções administrativas, como multa no valor de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo. Em caso de reincidência em um período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *