Governo inaugura novo abrigo para atender crianças em Teresina
O Governo do estado inaugurou na manhã desta sexta-feira (27) a reforma do Lar da Criança Maria João de Deus, na Vila Operária, zona Norte de Teresina. O espaço, mantido pela Secretaria da Assistência Social (Sasc), atende crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social. No lar, cerca quarenta crianças serão acolhidas. O investimento na reforma foi de R$ 6,9 milhões.
O governador Rafael Fonteles avaliou positivamente a reforma do espaço.
“Ideal, é claro que toda criança tenha um lar, tenha uma família para poder garantir o seu desenvolvimento integral pleno, mas em algumas situações, a própria Justiça determina que o estado acolha essas crianças, que em muitos casos são órfãos. O nosso papel, o nosso dever enquanto estado, é garantir as melhores condições possíveis para amenizar essa falta da família. Enquanto elas permanecem sobre esse cuidado do estado, nós temos que ter um espaço mais perfeito possível para garantir o desenvolvimento integral dessas crianças, com educação, com boa alimentação, com a parte de cultura de esporte de lazer, uma parte também de atenção às crianças com deficiência” afirmou.
Coordenadora do pacto, a primeira-dama Isabel Fonteles disse que o dia é histórico para o Piauí.
“Um dia muito importante para essas crianças foi a nossa ação prioritária do pacto pelas crianças do Piauí. Reformar e ampliar esse lar será fundamental para as crianças que já vivem em situação tão vulnerável em nosso estado que por algum motivo tiveram que se afastar de sua origem. Hoje é um dia muito feliz“, afirmou.
Arte
Para tornar o ambiente ainda mais alegre e acolhedor, artistas piauienses se uniram à iniciativa, doando obras e pintando as dependências do abrigo, por meio do Projeto Arte no Lar, que tem curadoria de Kalina Rameiro e Eduardo Avelino. A criatividade e o talento dos artistas locais transformam o espaço em um lugar ainda mais especial para as crianças.
Estrutura
Com a reforma, o Lar da Criança conta com uma “brinquedopraça” de 540 m², com pista anti-impactante, biblioteca, sala de TV, auditório, todos com acessibilidade.
Além da reforma da estrutura física, o lar da criança Maria João de Deus foi totalmente mobiliado e climatizado com recursos da Secretaria da Educação, na ordem de R$ 1.055.909,59.
A Seinfra, responsável pela obra, realizou toda a mudança estrutural e construiu um novo bloco onde serão realizados os atendimentos necessários ao público que procura o espaço.