Homem é detido pela Polícia Federal após chamar Lula de “ladrão”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido alvo de ofensas durante a passagem de sua comitiva pela BR-101, em Campos dos Goytacazes, nessa segunda-feira (14). Conforme informações da Polícia Federal (PF), um motorista — que não teve a identidade revelada — emparelhou o carro com os veículos oficiais e gritou “ladrão”, referindo-se ao chefe do Executivo.
Diante da situação, a equipe responsável pela segurança da comitiva interpretou a aproximação como uma possível ameaça. De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo, a curta distância entre os veículos chamou a atenção e motivou a ação dos policiais federais.
No entanto, a atitude do motorista foi classificada como injúria, sem indícios de risco à integridade física do presidente. No veículo estavam três passageiros, mas apenas o condutor foi levado para prestar esclarecimentos. A Polícia Federal informou que ele foi ouvido e liberado em seguida, e responderá pelo crime de injúria.
Essa não é a primeira vez que alguém é detido por chamar o presidente de “ladrão”. Em setembro de 2022, um homem de 50 anos foi preso em Montes Claros, Minas Gerais, por xingar o petista com o mesmo termo.
GP1