Leonardo se torna réu após nova acusação de calote contra ex-vereador
O cantor Leonardo voltou a ser citado em uma disputa judicial, desta vez como réu em uma ação movida por Jan Nicolau Baaklini. A informação foi divulgada pela colunista Fábia Oliveira. Empresário do setor imobiliário e ex-vereador da cidade de Jaboticabal (SP), Jan afirma que teve seu nome envolvido injustamente em um episódio polêmico em 2006 e que voltou a ser alvo de acusações infundadas feitas pelo artista anos depois.
Segundo Jan, ele apoiou a realização de um evento cultural com shows em Jaboticabal, mas sem qualquer responsabilidade contratual ou financeira. No entanto, pouco após a realização do evento, Leonardo participou do programa Domingão do Faustão e, em rede nacional, associou o nome de Jan a um suposto calote. O sertanejo chegou a acusá-lo de emitir cheques sem fundo e fez cobranças públicas utilizando termos ofensivos.
Na época, a Justiça reconheceu que Jan Nicolau não era o contratante do show, função que cabia a Jean Marcelo Veronezzi cuja única semelhança com o ex-vereador era o prenome. Após o equívoco, Leonardo chegou a se retratar publicamente durante um show, reconhecendo o erro e pedindo desculpas ao empresário. A situação, no entanto, voltou a ganhar destaque recentemente.
Isso porque, em entrevistas e podcasts, Leonardo voltou a mencionar o caso, reavivando a exposição de Jan Nicolau e, segundo ele, provocando novos danos à sua imagem. Diante disso, o empresário decidiu mover uma nova ação judicial, alegando ter revivido os prejuízos morais causados há quase duas décadas.
Na ação protocolada em (03/04), Jan solicita que Leonardo e a empresa Google sejam condenados ao pagamento de indenização por danos morais. Ele afirma que as declarações do cantor reforçam informações falsas e que o provedor mantém conteúdos difamatórios ativos. Com a inocência de Jan já reconhecida judicialmente, o novo processo pode representar um desafio jurídico relevante para o sertanejo.
180