Mar pode invadir sete cidades no Brasil; confira a lista

O aumento do nível do mar está ameaçando sete cidades brasileiras, segundo um estudo feito pelo ONG internacional Climate Central, que foi divulgado nesta semana. Elas podem ser inundadas nas próximas décadas. Os cientistas alertam que o nível dos oceanos vem subindo nos últimos anos devido ao aquecimento do planeta.

Conhecida em todo o mundo pelas belezas naturais, a costa brasileira tem sido afetada por um fenômeno que acontece, diariamente, a milhares de quilômetros de distância: o derretimento de geleiras, que viram água do mar.

Continua após a publicidade..

Santos é uma das sete cidades brasileiras que podem ser afetadas se as emissões de gases do efeito estufa continuarem como estão. No Rio de Janeiro, a água invadiria a recepção do tradicional hotel Copacabana Palace. E a cena se repetiria em cartões-postais de Salvador, Fortaleza, Recife, São Luís e Porto Alegre.

Segundo uma pesquisa da Organização Metereológica Mundial (OMN), o litoral do Brasil foi o mais afetado pela elevação do nível dos oceanos em 2023. A condição causada pelo aumento da temperatura do planeta é influenciada pelo fenômeno El Niño.

Jundu pode barrar o avanço do mar, mas sua proteção não é fiscalizada

Muitas vezes quando a gente vem à praia acaba se deparando com um tipo de vegetação que é típica, rasteira, inclusive, cresce na areia: o Jundu. Além de servir como alimento e proteção para a fauna local, também é uma importante barreira para o avanço do mar. O Jundu é protegido por lei, mas infelizmente não existe fiscalização o suficiente e até mesmo prefeituras acabam retirando essa vegetação da praia.

Fonte: SBTNews 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *