‘O Brasil do apagão voltou’, diz Ciro Nogueira sobre queda de energia

O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, criticou o governo por causa do apagão nacional registrado nesta terça (15). Segundo ele, “o Brasil do apagão voltou”.

“Apagão no Brasil! Aconteceu hoje, mas começar, começou em 01 de janeiro. O Brasil voltou! Voltou ao Apagão! A gasolina, lembra? Subiu hoje 0,41 para as distribuidoras. O apagão da BR! Governo do Apagão”, disse o parlamentar.

Além do DF, a equipe de O TEMPO identificou apagões em 25 estados. Exceção é Roraima, que não está ligado ao sistema integrado nacional de transmissão de energia

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”.

“Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste”, enfatizou.

Já o Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou um comunidado à imprensa afirmando que foi criada “uma sala de situação” para monitorar o apagão.

“O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, diz trecho nota.

o tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *