PRF apreende mais de uma tonelada de animais marinhos no litoral do Piauí

APolícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quinta-feira (24/08), apreendeu mais de 1 tonelada de animais e organismos de origem marinha que estavam sendo transportados sem documentação necessária exigida por lei. Além disso, 25 animais marinhos foram resgatados vivos. Dentre os seres apreendidos, estão: estrelas-do-mar; camarões; lagostas; caranguejos polvos e peixes.

Os animais foram encontrados distribuídos em caixas de isopor e sacolas plásticas, no compartimento de carga de um caminhão, abordado durante fiscalização colaborativa entre a PRF e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), na BR 343, em Parnaíba (PI).

Continua após a publicidade..
FOTO: PRF

Posteriormente à ordem de parada, as equipes solicitaram ao condutor, um homem de 45 anos, a apresentação dos documentos exigidos por lei. Dada a ausência dos papéis e a evidente falta de inspeção sanitária no compartimento em que os animais eram transportados, realizou-se uma minuciosa inspeção no espaço, resultando na descoberta da carga ilegal.

Diante dos indícios, o condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Parnaíba, ele responderá, em princípio, por Crime Ambiental. Esse crime engloba ações como a pesca, comercialização ou transporte de pescado proveniente de pesca proibida, sujeitando o infrator a três diferentes formas de responsabilização: administrativa, civil e penal.

Os animais vivos foram resgatados em segurança e estão à disposição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *