Três parlamentares do Piauí integram lista de mais influentes do Brasil; confira

Há 30 anos, o Diap, que é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, faz uma pesquisa, periodicamente, informando quem são os congressistas mais influentes do país entre os 513 deputados e 81 senadores em exercício de mandato. E, segundo a última publicação, três piauienses da bancada federal são citados. Eles aparecem na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Brasil.

Conforme o levantamento, são dois senadores: Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP), e um deputado federal, Júlio Cesar (PSD). O destaque fica por conta dos dois últimos nomes que são citados na lista, também, como os “novos cabeças” do Congresso Nacional, tendo como base o ano de 2023. Ou seja, eles não apareciam na relação anterior.

Continua após a publicidade..

Marcelo Castro, Ciro Nogueira e Júlio Cesar

Marcelo Castro, Ciro Nogueira e Júlio Cesar – Foto: Reprodução

 

O senador Wellington Dias PT) também foi bastante citado, na pesquisa. Contudo, a lista só considera parlamentar no exercício do cargo. Wellington atualmente é ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome. Entre os cem congressistas mais influentes, há 71 deputados federais e 29 senadores, proporcionalmente, portanto, o Senado leva vantagem.

Com o PT à frente, com 22 nomes, a base governista tem o apoio de 69 “cabeças”, contra 31 vinculados à oposição. Segundo partido com mais representantes na lista, o PL puxa o time dos adversários do Planalto no Congresso. Os parlamentares do Piauí são de três partidos diferentes e somente um da oposição.  O Estado aparece na 10ª posição no ranking de nomes, junto com Alagoas. São Paulo lidera o ranking com 17 parlamentares.

Rio de Janeiro, com 11 parlamentares na lista; e a Bahia, com nove, fecham as três primeiras posições. Já entre as regiões, o Nordeste lidera com mais parlamentares: 42 nomes. Na sequência, vêm Sudeste com 36, Sul com 11, Norte com sete e Centro-Oeste com somente cinco.  O Diap elabora ainda uma outra lista, com o que chama de “parlamentares em ascensão”.

O órgão explica que estão neste segundo bloco tanto quem “tem buscado abrir canais de interlocução, criando os próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais”, quanto aqueles que “já fizeram parte dos ‘cabeças’, mas, por razões circunstanciais, perderam interlocução”. Nenhum parlamentar piauiense configura, mesmo tendo seis deputados federais novatos.

São considerados como “cabeças” do Congresso Nacional os políticos que reúnem qualidades como “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações”, seja “pelo saber” ou pelo “senso de oportunidade”. O órgão também destaca a capacidade de “leitura da realidade” e “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão”.

Três parlamentares do Piauí integram lista de mais influentes do Brasil
Três parlamentares do Piauí integram lista de mais influentes do Brasil – Foto: Reprodução
Fonte: Conecta Piauí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *