Filme ‘Meu Tio José’ conta história de guerrilheiro piauiense no período da ditadura; saiba onde assistir

A história de José Sebastião Rios de Moura é uma das mais emblemáticas do período da ditadura Civil-Militar brasileira. Designer gráfico piauiense, ele foi um dos responsáveis pelo sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969, e ganhou repercussão mundial.

A ação, armada pelos guerrilheiros da Ação Libertadora Nacional (ALN), tinha o intuito de trocar o embaixador americano por 15 presos políticos no Brasil, além de que um manifesto fosse lido em rede nacional.

Continua após a publicidade..
Filme ‘Meu Tio José’ está disponível na HBO Max (Foto: Divulgação / HBO Max)

O sequestro causou o exílio de José Sebastião e anos depois, quando pode voltar ao Brasil, ele foi assassinado na Bahia e continua sem elucidação. O episódio resultou no filme ‘O Que é Isso, Companheiro?!” e agora na animação “Meu Tio José”, dirigida por Ducca Rios, sobrinho de José Sebastião.

ONDE ASSISTIR?

O filme “Meu Tio José” estreou em outubro de 2022 e agora está disponível para streaming na HBO Max, o longa narra o dia do assassinato de José Sebastião e as rupturas familiares causadas pela sua morte sem solução sob o olhar do sobrinho. O filme também usa o piauiense Torquato Neto como personagem, músico e poeta participante do movimento de contra-cultura o Tropicália.

oito meia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *