Rafael Fonteles inaugura escritório nos EUA para acelerar 400 startups do Piauí

O governador Rafael Fonteles (PT) inaugurou nesta quarta-feira (16) um escritório da Investe Piauí em Cambridge, no território do Massachusetts, Estados Unidos. O intuito é que a empresa do Governo do Piauí atraia novos investimentos estrangeiros para o estado.

Durante a inauguração do espaço, que contou com a presença do embaixador Santiago Mourão, cônsul-geral do Brasil em Boston, e da equipe, o gestor piauiense destacou a importância da estrutura, que está em localização privilegiada, em um verdadeiro centro de produção de conhecimento tecnológico.

Continua após a publicidade..

“Estamos há poucos metros do MIT, há poucos metros de Harvard. Este prédio onde funciona nosso escritório é repleto de startups. Vamos apostar na tecnologia da informação e no apoio aos empreendedores. 400 startups serão aceleradas no Piauí com nosso programa”, revelou Fonteles.

Esse é o terceiro escritório da Investe Piauí no exterior. A empresa pública já possui endereços em Tallin, na Estônia, e também em Lisboa, em Portugal. A proposta é ampliar a rede de captação de investimentos internacionais com mais um escritório que deve ser instalado na China.

Para Victor Hugo Saraiva de Almeida, diretor-presidente da Investe Piauí, o escritório abre oportunidades para networking com instituições importantes, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A ideia é criar um ambiente favorável para startups e ecossistemas de inovação.

“Com a inauguração do escritório, teremos a primeira reunião comandada pelo nosso governador Rafael Fonteles, pensando neste segundo semestre”, afirmou o diretor-presidente da empresa.

Agenda

Ainda nesta quarta-feira (16), o governador Rafael Fonteles vai se reunir com Bill Aulet e Devon Sherman Daley, representantes do Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship. A ideia é fomentar uma parceria com o Governo do Estado do Piauí, com metodologia do empreendedorismo disciplinado para resolver desafios sociais.

Em seguida, uma reunião com Shari Loessberg, professora sênior de inovação tecnológica, empreendedorismo e gestão estratégica na MIT Sloan School of Management, e Stuart Krusell, da Global Programs. Eles representam o MIT REAP, que promove a chamada aceleração do ecossistema empreendedor orientado à inovação (IDE). A ideia é trabalhar possibilidades em energias renováveis e transição energética.

Foco em startups

O governador Rafael Fonteles cumpriu, na tarde desta terça-feira (15), agendas no Consulado-Geral do Brasil em Boston. Na sede brasileira em solo americano, o chefe do Executivo Estadual conheceu startups brasileiras, com atuação nos Estados Unidos.

Fonteles foi apresentado a empreendedores, que são membros da diáspora científica brasileira e possuem startups com ações voltadas para a saúde.

Breno Moreno (Com informações da CCom-PI)
redacao@cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *